FAQ

Aqui procuramos dar resposta às questões mais frequentes dos nossos associados.
1A APTRAD é como uma Ordem para tradutores?
Não, a APTRAD é uma associação profissional. A Ordem será um passo seguinte a dar, um objetivo futuro que pretendemos alcançar.
2Como posso entrar em contacto com a APTRAD?
Através do e-mail geral@aptrad.pt, do contacto telefónico +351 913 437 722 ou através das redes sociais onde estamos presentes:
https://www.facebook.com/aptrad
https://twitter.com/aptrad_pt
https://www.linkedin.com/company/aptrad/
https://www.instagram.com/aptrad_pt/
3Em que consiste o programa de mentoring da APTRAD?
Poderá obter toda a informação sobre o nosso programa de mentoring AQUI.
4Não tenho nacionalidade portuguesa. Posso ser associado da APTRAD?
Sim, desde que nos envie um comprovativo de início de atividade como tradutor no país em que exerça a profissão (salvo países em que o comprovativo de atividade seja omisso relativamente à profissão), além de reunir os requisitos definidos AQUI.
5O que é a APTRAD e quando surgiu?
A APTRAD é a associação de profissionais de tradução e de interpretação e surgiu em fevereiro de 2015 como associação portuguesa de tradutores e intérpretes.
6Onde posso acompanhar as atividades da APTRAD?
Pode acompanhar as nossas atividades na secção de notícias deste site e nas redes sociais onde estamos presentes, nomeadamente Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram:
https://www.facebook.com/aptrad
https://twitter.com/aptrad_pt
https://www.linkedin.com/company/aptrad/
https://www.instagram.com/aptrad_pt/
7Por que me devo tornar associado?
Poderá dispor das seguintes vantagens:
- Acesso privilegiado a ações de formação direcionadas para tradutores e intérpretes;
- Inclusão na base de dados de tradutores e intérpretes profissionais, com possibilidade de acesso a trabalhos;
- Descontos na aquisição de software de apoio profissional;
- Descontos em conferências nacionais e internacionais;
- Direito de utilização do logótipo da APTRAD em correspondência profissional;
- Certificado e cartão de associado;
- Newsletter periódica da associação;
- Aconselhamento jurídico/fiscal e informático;
- Programas de mentoring;
- Oportunidade de estabelecer contactos com outros profissionais da área;
- Acesso privilegiado à conferência anual da APTRAD;
- Aconselhamento sobre boas práticas profissionais;
- Beneficiar de descontos através de outras parcerias celebradas com entidades terceiras.
8Quais são os objetivos da APTRAD?
A missão da APTRAD é valorizar, credibilizar, promover e disciplinar as profissões de tradutor e intérprete, de forma ativa e inovadora. A sua visão é contribuir para o desenvolvimento profissional dos associados, apoiar a integração no mercado de trabalho dos estudantes de tradução e constituir o principal ponto de encontro no setor.
9Que tipo de eventos vai organizar a APTRAD?
Pretendemos organizar uma conferência anual, além de workshops, formações e outro tipo de eventos de divulgação.
10Tenho nacionalidade portuguesa, mas resido noutro país. Posso ser associado da APTRAD?
Sim, desde que nos envie um comprovativo de início de atividade como tradutor no país em que exerça a profissão (salvo países em que o comprovativo de atividade seja omisso relativamente à profissão), além de reunir os requisitos definidos AQUI.